EMBAIXADOR APRESENTA CARTAS FIGURADAS NA NICARÁGUA

O embaixador de Angola em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, apresentou suas cartas provisórias como embaixador não residente na Nicarágua virtualmente na quarta-feira, 26 de novembro.
A cerimônia foi presidida pelo Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Valdrack Jaentschke, segundo comunicado da Embaixada de Angola em Cuba.
Durante a cerimônia, o Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua expressou sua satisfação com a nomeação do novo embaixador angolano e reiterou a disposição de seu país em trabalhar para o fortalecimento das relações bilaterais. Valdrack Jaentschke também transmitiu saudações dos Co-Presidentes da República, Daniel Ortega Saavedra e Rosario Murillo, ao Presidente João Lourenço, ao Governo Angolano e ao povo angolano por ocasião do 50º aniversário da Independência Nacional, celebrado em 11 de novembro.
O Embaixador Carlos Sardinha, por sua vez, destacou o interesse do governo angolano em aprofundar a cooperação com a Nicarágua, com foco nos setores agrícola, pecuário e cultural, priorizando os intercâmbios artísticos e a preservação do patrimônio cultural.
O diplomata angolano afirmou que trabalhará na criação de mecanismos para promover todas as formas de cooperação entre empresas e instituições de ambos os países, bem como na definição de instrumentos para incentivar e proteger investimentos recíprocos.
Localizada entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, a Nicarágua é conhecida por suas paisagens diversas, compostas por lagos, vulcões e extensas praias.
O país é considerado um dos mais estáveis e seguros da América Central, com uma economia fortemente baseada na agricultura, particularmente na produção de café, açúcar, tabaco, carne bovina e metais preciosos. As relações diplomáticas entre Angola e Nicarágua foram estabelecidas em 6 de setembro de 1979.