PRESIDENTE CUBANO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

O presidente cubano, Miguel Dias-Canel Bermúdez, altos funcionários do país e representantes do corpo diplomático e da comunidade angolana participaram da cerimônia de comemoração do 50º aniversário da Independência Nacional de Angola, celebrado em 11 de novembro, em Havana, na terça-feira, 17 de novembro.

Durante seu discurso na cerimônia, o embaixador angolano em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, expressou sua gratidão às autoridades cubanas e destacou a amizade entre os dois povos, que, segundo o diplomata angolano, não foi afetada pela distância geográfica.

O diplomata também enfatizou os laços profundos que se originam não apenas dos laços históricos e culturais, mas também do fato de que, durante os momentos mais críticos da história de Angola, Cuba enviou seus melhores cidadãos, que lutaram ao lado dos angolanos para alcançar a independência e manter a soberania nacional.

O embaixador Carlos Cruz também citou exemplos da cooperação e participação dinâmica de médicos e outros profissionais de saúde que, em áreas remotas do país africano, contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

Ele também mencionou o intercâmbio de jovens angolanos que se beneficiam de excelente formação em instituições de ensino superior cubanas, fortalecendo assim o capital humano nacional.

Para o Ministro da Defesa cubano, General do Corpo de Exército Álvaro López Miera, “a independência de Angola e o enorme sacrifício de seu povo, com o apoio de Cuba, para preservá-la, transformaram esta nação irmã em um farol de esperança para os povos oprimidos, um símbolo de resistência e defesa inabalável da emancipação, bem como do desenvolvimento econômico e social”.

“Este ato de solidariedade, iniciado por 480 instrutores militares cubanos no verão de 1975, culminou na Operação Carlota, que começou semanas depois, em 5 de novembro, e cujo quinquagésimo aniversário celebramos há poucos dias”, declarou o alto comando das Forças Armadas Cubanas. A cerimônia também contou com apresentações de artistas renomados, incluindo Beatriz Márquez, que animou a tarde emocionante com sua interpretação da canção Valodia, da cantora angolana Santocas.



Web Máster: prensa.embajada.angola.cuba@gmail.com

Dirección: 5ta Ave # 1012 e/ 10 y 12, Miramar, Playa. La Habana, Cuba.

Teléfonos: 204-4391, 204-4392, 204-2474