EMBAIXADOR CARLOS CRUZ DE LEMOS SARDINHA DIAS INICIA FUNÇÕES DIPLOMÁTICAS NA GUATEMALA

O diplomata angolano com residência em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, fez a entrega, quinta-feira (15), das Cópias Figuradas das suas Cartas Credenciais ao vice-ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Júlio Eduardo Orozco Pérez.
De acordo com uma nota a embaixada angolana em Cuba, a que a ANGOP teve acesso, a cerimónia marcou o início formal das funções do novo Chefe da Missão Diplomática de Angola em Guatemala e que deve culminar com a apresentação das Cartas Credenciais junto do Presidente deste país centro-americano, César Bernardo Arévalo de León.
O acto, que decorreu na sede da diplomacia guatemalteca, serviu para reiterar a intenção dos dois países do estreitamento das relações no sentido de se explorar oportunidades de cooperação com especial destaque nos domínios da agricultura, agro-indústria, segurança alimentar e transferência de tecnologia.
Assistiram ao acto a Conselheira da missão diplomática angolana em Cuba, Iara Proença, e a directora-geral de Relações Internacionais e Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores da Guatemala, Lynsay Hernández de Muñoz.
As relações diplomáticas entre Angola e a Guatemala foram estabelecidas formalmente a 22 de Setembro de 2023, aquando da semana de Alto Nível da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Na altura foram rubricados um Memorando com vista à promoção da cooperação bilateral em vários sectores.
A Guatemala é um país da América Central e conhecido pelas potencialidades produtivas com mais de 18 milhões de habitantes, faz fronteira a Sul com o México, sendo a sua economia a 9ª da América Latina e a maior da América Central.
O maior sector da sua economia é a agricultura, sendo a Guatemala o quinto maior exportador de açúcar do mundo e o sétimo maior produtor de café.