GUATEMALA QUER APROFUNDAR COOPERAÇÃO COM ANGOLA

O Presidente da Guatemala, César Arévalo de León, defendeu sexta-feira, na cidade da Guatemala, o interesse e a necessidade de se aprofundar as relações bilaterais e de cooperação entre o seu pais e Angola com ganhos mútuos em diversos domínios.

A posição foi manifestada momentos após a entrega das Cartas Credenciais do diplomata angolano Carlos Sardinha Dias, que assumiu funções como embaixador não residente da Guatemala.

Na ocasião, o embaixador, com residência permanente em Havana, Cuba, comprometeu-se a trabalhar activamente na promoção da cooperação politica, económica e cultural e realçou a importância da realização nos próximos tempos de consultas politicas entre os dois países.

A cerimónia, que decorreu no Palácio Nacional da Cultura, na capital da Guatemala, contou com a presença do ministro das Relações Exteriores deste pais centro-americano, Carlos Martinez, indica uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Cuba enviada à ANGOP .

As relações diplomáticas entre Angola e a Guatemala foram estabelecidas a 22 de setembro de 2023, aquando da Semana de Alto Nível da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Na altura, foi rubricado um Memorando com vista à promoção da cooperação bilateral em vários sectores.

A Guatemala é o maior país da América Central e conhecido pelas potencialidades produtivas com mais de 18 milhões de habitantes.

Partilha fronteiras com o México, Belize, Honduras e El Salvador, sendo a sua economia a 9ª da América Latina e a maior da América Central.

O maior sector da sua economia é a agricultura, sendo o país o quinto maior exportador de açúcar do mundo e o sétimo maior produtor de café.



Web Máster: prensa.embajada.angola.cuba@gmail.com

Dirección: 5ta Ave # 1012 e/ 10 y 12, Miramar, Playa. La Habana, Cuba.

Teléfonos: 204-4391, 204-4392, 204-2474