NOVO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO NA ÁREA DE GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, foi assinado em Havana um Memorando de Entendimento entre o Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) e o Grupo Empresarial GEOCUBA de Cuba, marcando o início da cooperação em áreas comuns entre as duas entidades: Geodésia, Cartografia, Cadastro e Ciências Geográficas.

O documento foi assinado pela Diretora-Geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), Conceição Luís Cristóvão, em nome de Angola, e por Víctor Urgel, em nome de Cuba. A cerimônia ocorreu no âmbito da XI Convenção Internacional de Topografia 2025, realizada de 22 a 27 de setembro, com a presença do Embaixador de Angola em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias.

O evento de Levantamento Topográfico é organizado pela União Nacional de Arquitetos e Engenheiros de Construção de Cuba (UNAICC), em colaboração com a Sociedade de Geociências e Química e seus Comitês Técnicos de Geodésia, Topografia, Fotogrametria, Cartografia, Cadastro e Avaliações, entre outros.

A delegação angolana, composta por Enrique dos Santos, diretor do Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Urbanismo de Angola (INOTU), António Teixeira, diretor do Instituto Politécnico de Ciências Geográficas, e outros altos funcionários da instituição, está em visita a Cuba a convite do Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Urbanismo de Angola (INOTU).

A delegação angolana reuniu-se com diversas autoridades locais, incluindo o presidente do Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Urbanismo de Cuba, General de Divisão Raúl Omar Acosta Gregorich, de quem recebeu explicações detalhadas sobre gestão territorial e planejamento urbano na ilha caribenha.

A delegação angolana reuniu-se com diversas autoridades locais, incluindo o presidente do Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Urbanismo de Cuba, General de Divisão Raúl Omar Acosta Gregorich, de quem recebeu explicações detalhadas sobre gestão territorial e planejamento urbano na ilha caribenha. A delegação também tomou conhecimento dos pilares estratégicos do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de Cuba (PANDES 2030), que se concentra no desenvolvimento humano, na equidade e na justiça social, bem como dos progressos e desafios no cumprimento do Cadastro Nacional, uma ferramenta que o Governo cubano considera essencial para a governança e o desenvolvimento.



Web Máster: prensa.embajada.angola.cuba@gmail.com

Dirección: 5ta Ave # 1012 e/ 10 y 12, Miramar, Playa. La Habana, Cuba.

Teléfonos: 204-4391, 204-4392, 204-2474