EMBAIXADORA MARIA CÂNDIDA PEREIRA TEIXEIRA APRESENTA CARTAS CREDENCIAIS

 

 

Na quarta-feira, 14 de Outubro, a Embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Pereira Teixeira, apresentou em Havana, as Cartas Credenciais ao Chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

 

Durante a cerimónia de entrega das Cartas que acreditam Maria Cândida Pereira Teixeira como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária em Cuba, o Presidente Cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez, expressou ser uma agradável noticia a sua nomeação depois de terem coincidido como Ministros de Educação Superior, e agora, ambos em outras funções, acrescentando por outro lado, o desejo e a convicção do fortalecimento das relações de amizade e cooperação como historicamente.

 

Por sua parte, a Embaixadora angolana agradeceu e considerou uma honra representar Angola perante a República de Cuba, enaltecendo ainda o sacrifício dos internacionalistas cubanos, a sua solidariedade em todos os domínios, e sobretudo, aos mais de 2000 combatentes que deram o seu sangue pela libertação de Angola, Namíbia e África do Sul. Afirmou que tudo que se conseguiu na Região Austral africana foi graças a participação de Cuba.

 

O Ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla presente no acto, ofereceu o apoio do MINREX para o bom funcionamento do trabalho da nova Embaixadora.

 

Na terça-feira, 13, na sede do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, a Embaixadora nomeada, procedeu a entrega das Cartas Figuradas a Vice-ministra das Relações Exteriores, Anayansi Rodríguez Camejo oferecendo uma escultura da rainha Nzinga Mbandi, símbolo da resistência ao colonialismo português.

 

Pela parte angolana esteve presente, o Conselheiro da Missão Diplomática em Havana, Franklim Tavares Semedo da Silva.

 

Os governos de Angola e de Cuba assinaram, a 15 de Novembro de 1975, o acordo em que se estabeleceu o vínculo diplomático entre os dois países.

 

Depois da proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, Angola e Cuba assinaram o primeiro convénio de cooperação bilateral, em Fevereiro de 1976, no domínio da saúde, trazendo para o Angola, muitos profissionais cubanos do ramo da medicina.

 

O segundo convénio foi o da educação, que mobilizou milhares de professores cubanos para prestarem serviço em Angola.

 

Com o reforço da cooperação bilateral, visando maior contributo ao desenvolvimento de Angola, foram assinados outros acordos nos domínios da cultura, dos desportos, da indústria, da construção civil e obras públicas, dos transportes marítimos, das pescas, da geologia de minas, dos petróleos, do turismo, da rádio e televisão.

 

 

 


Ultima Actualización: Diciembre de 2020

Web Máster: infangolcu@yahoo.com

© Embajada de Angola en Cuba 2020. Todos los Derechos Reservados.