CULMINA A MAIOR GRADUAÇÃO DE ESTUDANTES ANGOLANOS EM CUBA
Santiago de Cuba – Na sexta-feira última decorreu, no Teatro Martí, na cidade de Santiago de Cuba, o acto central da Primeira Graduação Nacional de Estudantes Angolanos em Cuba.
Esta foi a maior promoção de estudantes de nível superior angolanos na ilha caribenha. Nesta oportunidade, 189 bolseiros das carreiras de Medicina, Engenharia e Pedagogia receberam os seus diplomas.
A Reitora da Universidade de Santiago de Cuba, Silvia María Reinoso Ortega, nas palavras de abertura expressou, “O caminho transitado não foi fácil, mas isso faz mais valioso o resultado. Os professores cubanos sentimo-nos muito orgulhosos de ter trabalhado convosco.”
O acto serviu também para reconhecer professores cubanos com uma longa trajectória de trabalho com estudantes angolanos.
Também foram distinguidos os estudantes mais destacados, os Títulos de Ouro de cada faculdade e os Estudantes Integrais desta graduação.
Em nome dos estudantes graduados, Masssamba António Pedro Ngongolo, Título de Ouro e Estudante Integral, expressou: “não alcançam as palavras para agradecer a Cuba e ao seu eterno líder, Fidel Castro, pela ideia de formar quadros angolanos na ilha”.
No acto foi entregue a Placa “50 Aniversário do Ensino Médico Superior no Santiago de Cuba” ao Responsável Estudantil na ilha, Doutor Caetano Domingos, pela sua destacada labor em prol da docência e a formação de quadros de alto nível. O funcionário recebeu a condecoração de mãos da Reitora da Universidade de Santiago de Cuba.
Ao discursar no encerramento da actividade, o Ministro Conselheiro da Missão Diplomática em Cuba, Raimundo Quimoma, alentou os estudantes a aproveitarem bem a oportunidade recebida e a trabalha-rem para impulsionar o desenvolvimento de Angola.
“É do interesse dos nossos dois países continuar a reforçar a cooperação nos domínios acadé-micos e culturais em prol do desenvolvimento. Pois só a formação de quadros em vários sectores permitirá o desenvolvimento do país, bem como minimizar as necessidades”, disse.
Participaram na cerimónia diplomatas angolanos, funcionários do Ministério de Educação Superior de Cuba, funcionários das Universidades Cubanas, Professores cubanos, estudantes angolanos e pais.
O acto foi amenizado por artistas cubanos e estudantes angolanos do movimento de artistas amadores. |